Comunicação não verbal online: o caso dos emoticons, emojis e stickers

INTRODUÇÃO


Saudações, caros leitores. O objetivo do post desta semana é dar continuidade ao tratamento da comunicação não verbal, focalizando o ambiente virtual e o uso de emoticons, emojis e stickers. Com isso, esta publicação busca tratar dos seguintes assuntos: 1. a comunicação não verbal no ambiente digital; 2. emoticons, emojis e stickers; 3. exemplos e esclarecimentos.

Para isso, recorri especialmente ao texto “Non-verbal communication online” (2022) de Kate Scott. Vejamos:


COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NO AMBIENTE DIGITAL: O CASO DOS EMOTICONS, EMOJIS E STICKERS


Na publicação anterior versamos sobre a comunicação não verbal, focalizando a linguagem cronêmica. Apesar de ela ter tido um direcionamento voltado, especialmente, a uma comunicação face-to-face, devido a efervescência tecnológica contemporânea, é importante que o ambiente digital também seja levado em consideração.

De fato, o locus cibernético tem suas limitações no que se refere ao não verbal, contudo, como a criação é proveniente da necessidade, os meios digitais já dispõe de suas próprias formas de comunicação não verbal, como emoticons, emojis e stickers. Esses recursos, comumente adotados em contextos informais, servem como uma tentativa de emular digitalmente as linguagens não verbais da vida real, como expressões faciais, gestos, etc., mas também servem a outras finalidades comunicativas.

De acordo com Scott (2022), a emergência desses recursos não é recente, datada de aproximadamente 30 anos atrás. O surgimento dos emoticons, por exemplo, é atribuído a Scott Fahlman, cientista computacional que estabeleceu “:-)” como marcador de piadas, objetivando evitar mal entendidos no ambiente virtual.

Para fins de diferenciação, os emoticons são expressões digitais que vieram antes dos emojis. Eles são construídos com os sinais de pontuação, letras e números disponíveis nos teclados. Vejamos na Imagem 1 alguns exemplos:


Imagem 1: Emoticons

Fonte: Arquivo pessoal


Com o tempo, os emojis passaram a ser mais utilizados que os emoticons, especialmente por desempenharem a mesma função dos seus antecessores, mas serem dotados de um caráter mais moderno, fazendo com que os emoticons caíssem em desuso. Como exemplo de emojis, vejamos a Imagem 2:


Imagem 2: Emojis

Fonte: Arquivo pessoal


Do mesmo modo que ocorreu com os emoticons e emojis, os stickers logo surgiram como uma versão mais moderna daqueles que viram antes dele. Os três são formas gráficas de representação similares, mas os stickers trazem um caráter de ilustração ou animação, sendo mais propícios a retratar a linguagem corporal devido ao caráter animado. Com exemplo de stickers, vejamos a Imagem 3:


Imagem 3: Stickers

Fonte: Arquivo pessoal


Levando em consideração a tendência dos usuários à substituição, é possível que, por ventura, os stickers substituam os emojis, como aconteceu com a relação entre estes e os emoticons.

É importante destacar também que, apesar da ideia de que os emojis servem para representar emoções humanas, nem sempre esse é o caso. Em uma comunicação face-to-face, os interactantes conseguem presumir os estados emocionais uns dos outros através das expressões faciais. Em conversas no ambiente digital, os sujeitos escolhem quais emojis utilizar para determinadas finalidades.

Como é comum nas linguagens não verbais, esses elementos digitais podem complementar, ressignificar, distorcer, etc., enunciados no ambiente virtual. Scott (2022) aponta que emojis não encapsulam significado, apenas trazem informações de acordo com o contexto. Por exemplo, vejamos a Imagem 4:


Imagem 4: Exemplo 1

Fonte: https://x.com/acdscz_srn/status/1883860053960368442?t=bD1z_kg58nJ3a_3SN8UGug&s=19


No exemplo apresentado, a autora da publicação afirma “[...] ninguém mede minha felicidade [...]”, seguido de emojis de choro, que usualmente denotam tristeza. Entretanto, nesse contexto, esse recurso indica emoção ou um choro de felicidade, não necessariamente de tristeza. Logo, a compreensão eficaz depende do contexto.

Em alguns casos, os emojis são utilizados com a finalidade de exagero. Vejamos o exemplo seguinte:


Imagem 5: Exemplo 2

Fonte: https://x.com/smriiis_reading/status/1909958785986109838?t=W5bJa-3a0HoM6MSC0PEwkw&s=19


A primeira parte do texto diz “reading for exam” ou “lendo para uma prova”, rodeado por emojis de náusea. Enquanto isso, a segunda parte diz “reading to escape reality” ou “lendo por escapismo”, no centro de vários corações. Focalizando apenas a primeira parte do texto, os emojis de náusea não indicam que o sujeito está doente, como seria comumente compreendido, mas que ele não gosta da leitura por obrigação. Portanto, nem sempre os emojis são representações de emoções ou sensações humanas reais, mas recursos adotados com determinadas finalidades comunicativas.

Encapsulando o que foi apresentado até aqui, é importante lembrar que emoticons, emojis e stickers são elementos de comunicação não verbal virtual e tem a capacidade de transformar o sentido das mensagens. Portanto, o cuidado na interpretação e a atenção quanto a composição do enunciado são fundamentais. Vejamos um último exemplo:


  1. Saí do meu emprego 😭

  2. Saí do meu emprego 😁


Na primeira construção, podemos inferir que o sujeito gostava do emprego e estava satisfeito com o ambiente e a situação, por isso ficou triste ao sair. Já na segunda, podemos presumir que o emprego não era bom, logo, a pessoa ficou feliz e aliviada ao sair. 

Por fim, é imperativo que haja uma desconstrução da ideia de que recursos como emoticons, emojis, stickers e similares tem as mesmas funções que os recursos não verbais fora do ambiente virtual. Apesar disso, ainda é possível que sejam utilizados no intuito de transmissão de significados e construção comunicativa.


REFERÊNCIAS:


SCOTT, Kate. Non-verbal communication online. In: SCOTT, Kate. Pragmatics online: language and digital media. Abingdon: Routledge, 2022. p. 82-107. Disponível em: https://padlet.com/giseldacostas/bibliografia-letramentos-e-multimodalidade-tbiem1st8pit/wish/KxJvagzRRRklWAg0. Acesso em: 11 abr. 2025.


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