A construção do texto e a pragmática online: o papel da formatação, da pontuação, dos GIFs, entre outros.

INTRODUÇÃO


Saudações, caros leitores. O objetivo do post desta semana é dar continuidade ao tratamento da comunicação não verbal online, focalizando aspectos pragmáticos, o papel da pontuação, as forças ilocucionárias, significados proposicionais, a ironia e o sarcasmo e o uso dos GIFs. Desse modo, esta publicação busca tratar dos seguintes assuntos: 1. O texto e a pragmática online; 2. O papel da pontuação; 3. As forças ilocucionárias; 4. Os significados proposicionais; 5. A ironia e o sarcasmo; 6. O uso dos GIFs.

Para isso, recorri especialmente ao texto “Non-verbal communication online” (2022) de Kate Scott. Vejamos:


A CONSTRUÇÃO DO TEXTO E A PRAGMÁTICA ONLINE


Ao redigir um texto escrito, seja online ou offline, tomamos decisões quanto à composição estilística do texto. Esse processo contempla desde a formatação da fonte à seleção de recursos imagéticos que auxiliem na significação da mensagem, como emoticons, emojis ou stickers. Além disso, tais recursos são utilizados pelos autores como forma de guiar as inferências dos leitores à significação pretendida, promovendo uma significação mais clara da mensagem.

O simples uso de um itálico ou negrito pode transformar a significação do enunciado. A utilização de recursos dessa natureza torna os termos destacados o foco do leitor, levando a inferências quanto às possibilidades de significação daqueles recursos naquele contexto. A hipótese mais recorrente é que a mudança na formatação tem a intenção de indicar uma mudança de entoação. Por exemplo, no ambiente virtual, o uso de letras maiúsculas é compreendido como grito.

De fato, o ambiente virtual proporciona possibilidades diversas de configuração textual, sendo possível alterar fonte, cor, tamanho, entre outros aspectos. Uma pesquisa de Riordan e Kreuz (2010) concluiu que o uso de letras maiúsculas, soletração, pontuação repetida, emoticons e outros usos de pontuação não convencionais são utilizados em ambientes virtuais como indicadores de emoção ou para esclarecer o significado da mensagem.


Exemplo 1:

 

Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR_GhYDvj67f4jbxIR1X7TsMsgoXokwTSgHgw&s


No Exemplo 1, é simulado o diálogo entre duas pessoas. O uso das letras maiúsculas nesse caso indica um tom de voz alterado, possivelmente devido à distância entre os participantes do diálogo. 


Exemplo 2: 

Eu tenho TANTA coisa para fazer antes da viagem


No Exemplo 2, o uso da letra maiúscula é indicado para ressaltar a grande quantidade de coisas que o indivíduo tem para fazer. Além disso, serve como uma forma de simular o tom de voz que o termo é dito.


Exemplo 3: 

Aquele menino é tãããããão chato


No Exemplo 3, é possível observar o uso de outro mecanismo comumente utilizado no ambiente virtual, caracterizado como soletração vocal. Essa tática é caracterizada pela repetição das letras na tentativa de transmitir uma mensagem. No caso do exemplo apresentado, ela indica ressalta a intensidade do sentimento que o falante tem em relação ao sujeito que é assunto do enunciado.

De fato, a adoção desses mecanismos não encapsulam os seus propósitos, cabe ao leitor inferir a intencionalidade de seus usos com base em pistas contextuais, bem como identificar a razão pelo qual determinada formatação textual foi utilizada.


PONTUAÇÃO ONLINE


Com o passar do tempo, as regras tradicionais de pontuação foram adaptadas com o objetivo de auxiliar os usuários do ciberespaço a transmitir os significados pretendidos. Desse modo, o uso não convencional de pontuações é outro aspecto que auxilia no processo de construção de significados em ambientes digitais.

Um exemplo recorrente é a adoção do ponto final para indicar raiva. Isso ocorre pois o uso do ponto final não é muito recorrente em mensagens digitais informais, haja vista que a “quebra de linha” tem a função de finalizar uma sentença, naturalmente, os leitores tentarão identificar o significado daquele ponto final “fora de lugar”. Levando em consideração que os pontos finais estão relacionados ao encerramento de algo, uma interpretação possível é que o autor está encerrando o assunto ou a conversa de forma abrupta. Vejamos o Exemplo 4:


Exemplo 4: 

João: Você ainda está com raiva pela briga de ontem?

Maria: Eu não quero falar sobre isso.


No exemplo apresentado, podemos observar que não foi necessária uma resposta clara para que o sentimento de Maria fosse compreendido por João. O breve enunciado seguido por um ponto final enfático foi o suficiente para que a mensagem fosse transmitida, Maria ainda estava com raiva.


OS INDICADORES DAS FORÇAS ILOCUCIONÁRIAS


É importante compreender que as ferramentas digitais utilizadas em adição aos textos escritos (emoticons, emojis, formatações, pontuações não convencionais, uso de GIFs) não servem apenas para indicar emoções, mas para contribuir com significados baseados na pragmática da mensagem. Dentre as suas várias utilidades, essas ferramentas servem para nortear inferências relacionadas às forças ilocucionárias pretendidas ou outros atos de fala que o autor tenha a intenção de performar. Vejamos um exemplo.


Exemplo 5: 

Carla: Vocês estão indo àquele pub legal no centro da cidade?

Susana: Sim, venha com a gente 😉


No Exemplo 5, a resposta de Susana, sem o emoji de olho piscando, poderia ser interpretada por Carla como uma ordem. No entanto, a adição do emoji torna a mensagem um convite amigável. Nesse caso, o ato ilocucionário da mensagem é alterado devido ao uso do recurso.


SIGNIFICADOS PROPOSICIONAIS


Tratando especificamente dos emojis, esses recursos já são cada vez mais diversos, possibilitando uma grande variedade de representação de ações e atividades. Assim como as demais ferramentas digitais mencionadas anteriormente, o uso desses recursos é um fator que contribui para inferências quanto às significações possíveis. Com a difusão do seu uso, os usuários passam a encontrar novos usos e possibilidades para os emojis, a criatividade é o fator chave que leva os usuários a, por exemplo, substituir itens lexicais, seja apenas pelo emojis ou em combinação com outro elemento.


Exemplo 6: Hoje meu almoço será 🦞

Exemplo 7: Mais tarde irei com meus amigos à 🥏teca


De fato o autor poderia ter escrito as palavras “lagosta” e “discoteca” de forma tradicional, entretanto, o uso dos emojis apresentado nos exemplos 6 e 7 são limitados a contextos informais e parte de uma intenção lúdica com tons de humor. Desse modo, o uso desses recursos nesse contexto leva o leitor a inferir o significado pretendido e compreender o caráter de brincadeira e despretensão.


A IRONIA E O SARCASMO


É imperativo destacar o estabelecimento da ironia e do sarcasmo mediante os aparatos digitais, especialmente os emojis. Em trocas comunicativas no mundo real, o reconhecimento de ironias e sarcasmos é fortemente dependente do contexto. Isso não é muito diferente no ambiente digital, mas ferramentas como os emojis auxiliam nessa compreensão, evitando mal entendidos.

O uso de emojis positivos em mensagens negativas ou vice-versa são formas recorrentes de ironia e sarcasmo online. Nesse caso, o contraste entre o recurso adotado e a mensagem é o indício de que a mensagem carrega ironia e sarcasmo.


Exemplo 8: 

Julia: Você quer ir ao supermercado comigo?

Joyce: Andar 8km às 3 da tarde, claro que eu quero ir 🙄


No exemplo apresentado, a resposta de Joyce é positiva, mas está acompanhada de um emoji negativo, proporcionando contraste na mensagem. Esse fator é contribuinte e suficiente para o entendimento de que Joyce, na realidade, não queria ir ao supermercado com Julia.


O USO DOS GIFs


Graphic Interchange Format, popularmente conhecido como GIF, é uma imagem curta, silenciosa, animada e normalmente recorte de um vídeo longo, que é reproduzido em loop. Presente nas mais diversas redes sociais, os GIFs usualmente tem texto sobreposto a imagem, diferentemente dos emojis, que são adicionados ao corpo da mensagem.

Os GIFs emergem como outra alternativa a busca pela transmissão efetiva dos sentidos pretendidos pelos usuários da internet. Como vantagens, ele pode prender mais a atenção dos espectadores em comparação aos vídeos tradicionais, eles são silenciosos, podendo ser assistidos em qualquer lugar e não dependem de sistemas operacionais específicos.

Esses recursos digitais são representações mais fiéis dos sentimentos, emoções e reações dos autores. Esse aspecto, somado ao fato de serem simples e rápidos de produzir, põe em crise o uso dos emojis e emoticons para determinadas funções, como a representação dos sentimentos do autor.

Os GIFs normalmente são provenientes de produtos da cultura popular, mas o conhecimento das fontes não é necessário para o entendimento dos GIF em contexto digital, apesar de que o conhecimento da fonte torna o entendimento mais simples.

Assim como os emoticons, emojis e stickers, os GIFs não são utilizados acidentalmente, eles são escolhidos pelos autores. Dessa forma, eles representam algo relevante ao entendimento da mensagem como um todo. De fato, essa compreensão geral vai depender das inferências realizadas pelo leitor baseadas nas pistas deixadas pelo autor no contexto da mensagem.


Exemplo 9:

Fonte: https://tenor.com/pt-BR/view/yes-laurie-duffy-the-white-lotus-oh-yeah-hbo-gif-4194445030029084275

REFERÊNCIAS:


SCOTT, Kate. Non-verbal communication online. In: SCOTT, Kate. Pragmatics online: language and digital media. Abingdon: Routledge, 2022. p. 82-107. Disponível em: https://padlet.com/giseldacostas/bibliografia-letramentos-e-multimodalidade-tbiem1st8pit/wish/KxJvagzRRRklWAg0. Acesso em: 11 abr. 2025.

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